Solène e Hayes têm vidas completamente diferentes, estão em momentos distintos da vida e um amor entre os dois parece algo improvável. Mas é claro que eles se apaixonam e toda a graça, bem como todo o drama do livro, vêm justamente destas diferenças.
Ela é dona de uma respeitada galeria de arte em Los Angeles, tem 39 anos, é recém-divorciada e tem uma filha adolescente. Ele é o vocalista de uma banda pop de sucesso global, tem 20 anos e está em turnê mundial, sendo que por onde passa desperta a atenção de uma multidão de fãs e consequentemente da imprensa.
É quando Solène leva a filha Isabelle e suas amigas a Las Vegas para um show da banda inglesa August Moon que ela conhece Hayes Campbell, o vocalista da banda. Elas têm ingressos que permitem assistir ao show e depois conhecer os membros da banda. Solène vai apenas para levar as meninas, mas desperta a atenção de Hayes, eles conversam e ela fala de sua galeria de arte Marchand- Raphael. A partir daí, ele a localiza em Los Angeles e começam a se ver.
Como Hayes está em turnê mundo afora, Solène vai ao seu encontro e cada capítulo se passa em diferentes cidades do mundo, havendo muitas cenas quentes entre os protagonistas. Conforme o tempo passa, a relação de ambos vai ficando cada vez mais séria e assim o drama também aumenta. Logo, Solène percebe as dificuldades que vai ter que enfrentar para namorar alguém tão mais novo que ela e também tão famoso.
O livro aborda temas relevantes e atuais, como a questão do preconceito contra mulheres que se relacionam com homens mais jovens, a dificuldade de lidar com a fama, a ação prejudicial da imprensa e o impacto das redes sociais na vida das pessoas.
Minha experiência de leitura
Eu queria um livro empolgante e cuja leitura fluísse, para contrastar com uma outra leitura densa que eu estava fazendo. Então comecei a ler “Uma Ideia de Você” e eu não conseguia parar. Acabei até deixando o outro livro de lado. Para mim foi empolgante demais e terminei de ler o livro muito rápido.
Boa parte do drama do livro é gerada porque Solène se preocupa muito com a opinião dos outros e tem medo de que o que estão falando do relacionamento dela com um rapaz quase 20 anos mais jovem possa causar impacto negativo na vida da filha, na sua própria vida e em sua carreira.
Em diversos trechos eu ficava com uma certa raiva da personagem, torcendo para que ela agisse de forma diferente. Apesar de ela estar sendo muito feliz com o Hayes e ele estar sempre dando provas de que realmente a amava, ela sempre criava um drama com as situações e achava uma desculpa para não se entregar de verdade. Tem um trecho em que estão em Miami e ele fala:
– Você está com medo? – quis saber ele.
Assenti com a cabeça.
– Eu também estou. Mas já fiz as pazes com isso. Se eu me machucar, fazer o quê? É normal, não é? Alguém sai sempre machucado. Mas não quero que o medo me faça perder o que temos. (p.272).
Este trecho exemplifica bem a diferença do comportamento dos dois. Na maior parte do livro, ele se mostra estável e preparado para lidar com as dificuldades do relacionamento, mas ela está sempre com medo do futuro, além de ficar intimidada com as mulheres do passado dele. Ele lida bem com o fato de ela ter tido outros romances no passado e inclusive já ter sido casada, mas ela morre de ciúmes dele.
Ao ler eu fiquei pensando, afinal, por que a opinião dos outros é tão importante para ela? Se tiver uma crítica em uma rede social, ou em um site de fofocas de artistas, qual a relevância?
Hayes parecia preparado para lidar com isso, já que era famoso desde muito cedo. Mas ela não conseguia lidar bem, apesar de ser uma mulher madura. Entretanto, era também justamente pelo fato de ser uma mulher madura, que ela estava sendo criticada por namorar um homem tão mais jovem. Algumas passagens do livro demonstram que até Isabelle, a filha de 13 anos de Solène, lida melhor com a situação que a mãe.
Mas após o término do livro, acho que entendi o posicionamento da personagem. É compreensível que ela se sinta insegura e com medo de se entregar ao amor, devido à forma como grande parte da sociedade julga as mulheres que se relacionam com homens muito mais jovens. Com a divulgação do romance dos dois na mídia e nas redes sociais, a filha de Solène sofre bullying e perde algumas amigas, os funcionários da galeria de arte têm que lidar com o constante assédio da mídia e das fãs de Hayes e Solène se depara com comentários muito maldosos, que a fazem se sentir mal. Ao longo do livro, nos é mostrado como Solène se diverte com Hayes e como eles se amam, mas também todos os problemas que uma relação como aquela traz.
Mulheres invisíveis
Em um trecho do livro, Solène e os amigos falam sobre a instalação de uma artista ligada a sua galeria de arte. É um vídeo conceitual que discute a questão sobre como as mulheres podem deixar de ser vistas a partir de uma certa idade, como se ficassem invisíveis perante a sociedade, como se fossem descartadas depois que passam do auge de sua beleza.
Neste trecho, Solène demonstra que não está lidando bem com o fato de estar envelhecendo, principalmente porque o ex-marido está noivo e terá um filho com uma mulher dez anos mais jovem que ela, com quem ele inclusive já estava tendo um caso antes de se separarem.
Ao longo do livro, percebe-se como a insegurança ligada ao fato de ela ser quase 20 anos mais velha que Hayes a impede de viver plenamente o amor. Ela resiste, enquanto ele parece estar aberto a viver o sentimento entre eles.
Fanfic e filme
Há boatos de que o livro “Uma Ideia de Você” é uma fanfic (ficção de fã) sobre o astro pop Harry Styles, ex-integrante da boyband One Direction, mas a autora Robinne Lee nega.
Em maio de 2024 vai estrear no Prime Vídeo o filme inspirado no livro, que também se chamará “Uma Ideia de Você”, e será estrelado por Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, e dirigido por Michael Showalter.
Estou ansiosa para ver o filme e principalmente saber como será o final!
Clique abaixo para ver o trailer.
A banda fictícia August Moon ganhou página no Instagram e duas músicas com clipes já foram divulgadas.